Psicologia 3 infancia
A fase da terceira infância usualmente tem seu período cronológico compreendido dos 6 até por volta dos 12 anos. Podem-se observar duas marcas, por assim dizer, quanto ao seu início e término. Por volta dos 6/7 anos a criança inicia sua vida escolar e aos 11/12 anos, visualiza-se a ‘passagem’ para a pré-adolescência.
Nesta fase os interesses mentais se socializam denotando uma diminuição no egocentrismo (característico da fase anterior), amplia-se o desenvolvimento da memória e a utilização da linguagem especialmente no tocante ao simbólico.
Pode ser observada neste período a relevância de aspectos sociais – os amigos assumem uma maior importância, que acontece também o desenvolvimento da auto-imagem e a relação com a auto-estima.
Na terceira infância, ocorre o desenvolvimento do autoconceito e acontecem diversas transformações nas relações da criança com o outro. As mudanças deste período dos 6 aos 12 anos deixam marcas importantes para o resto da vida da pessoa, principalmente no campo dos relacionamentos.
Considerações finais:
Diante do exposto os aspectos relevantes sobre o desenvolvimento psicossocial dos 6 aos 12 anos refere-se às mudanças importantes no campo dos relacionamentos e no conceito de self, e conseqüente desenvolvimento da auto-estima.
Estas reflexões nos apontam também para a necessidade em uma maior atenção aos comportamentos expressos nesta fase em especial no âmbito escolar, pois o mesmo passa a ser o cenário do desenvolvimento da criança, que encontra neste, um espaço propicio para o desenvolvimento de sua autonomia e construção de sua identidade.
O âmbito familiar ainda é de dependência, mas na escola e com os amigos a criança passa a conhecer outros limites,