psicolinguistica
Apesar das inúmeras dificuldades encontradas para definir a Psicolinguística, pode se dizer que é a ciência que estuda o campo linguístico e psicológico, no que se refere a linguagem associada aos fenômenos psíquicos (pensamentos e ou comportamentos).
A Psicologia busca estabelecer relações entre a organização do sistema linguístico e a organização do pensamento. Já a Linguística começa a sustentar e demonstrar que a linguagem podia ser explicada, ao menos em parte, à base de princípios psicológicos.
Essa disciplina esta interligada com várias outras, como exemplo: a neurologia, a neurofisiologia, a neurobiologia, as ciências da linguagem, as ciências cognitivas, a psicologia.
Tem por objetivo colaborar com alguns aspectos referentes na aquisição da fala; na compreensão da linguagem; na formação oral e escrita; na leitura; no processo da percepção da fala; identificar distúrbios da linguagem e na linguagem-pensamento.
Há uma relação entre o pensamento e a linguagem, onde o pensamento acontece de forma mais rápida do que a linguagem, no que muitas vezes ocasiona em uma fala conturbada, pois a mesma não consegue acompanhar o pensamento. A Psicolinguística vem com a intenção de nos auxiliar a organizar o nosso pensamento com o nosso modo de falar, de analisar a linguagem mais apropriada no momento em que se for relacionar com crianças, adolescentes, etc. De ajudar à pensar antes mesmo de executar uma ação ou falar.
Saussure é o pai da linguística, onde aponta a corrente estruturalista. Ele separa a língua da linguagem. A língua é “um sistema de signos”. Já Chomsky aponta o aspecto mental da língua, o processo cognitivista. Para, ele já nascemos com a gramatica.
Sociolinguística
É também denominada sociologia da língua, sendo uma disciplina que estuda a relação entre a língua e a sociedade, que tem como foco a diversidade linguística. Está associada a língua falada, observada, descrita e analisada em um variado contexto