Resumo de Psicolinguistica
Entrevista com Alessandra Del Ré
Podemos definir a psicolingüística como a ciência da linguagem que estuda os processos psicológicos envolvidos na aquisição e o uso da linguagem. Podendo ser estudado por processos variados como, a produção de enunciados, a interpretação de enunciados, a memorização, ou forma de armazenar palavras, textos, o plurilinguísmo que procura entender de que forma o indivíduo tende a memorizar diferentes línguas, colocando em uso quando solicitado, e algumas patologias como dislexia, afasias etc.
Como permite pesquisar diferentes áreas dentro de uma mesma esfera, seria muito difícil pesquisar alguma área específica, mas podemos compreender algumas áreas através de fontes de pesquisas, segundo a autora como, Scliar Cabral, a lingüística (cujo objetivo é a língua), e a psicologia, (cujo objetivo é o comportamento humano e as atividades cognitivas da mente), desta forma, estudar a linguagem é o processo da mente humana.
Nos últimos anos a aquisição da linguagem ganhou autonomia em três subáreas, aquisição de língua materna, aquisição de segunda língua e aquisição da escrita. Na Psicolinguística atualmente vem se destacando a interdisciplinaridade, pelo aumento de produção de trabalhos que se relaciona com outros campos e a realidade psicológica. Procura indentificar-se sobre os aspectos cognitivos que se refere ao processo da linguagem. A psicologia encontra em estado de transição, trazendo pesquisas a partir de informações por computadores e através do gerativismo e cognição, e algumas fontes importantes como Piaget e Vygotsky, e a Linguística Aplicada.
A aquisição da linguagem pode colaborar a partir do conhecimento de aquisição na linguagem em crianças sem desvio. Caso tenha algum distúrbio pode-se encaminhá-la a outros profissionais como psicólogos ou fonoaudiólogos, mas se pesquisar a criança com desvio em seu processo podemos encontrar meios de atuar em sala de aula. Del Ré cita dois grupos com grande