Psicofarmacologia
A) Depressão:
Os neurotransmissores e suas relações com os sintomas: dopamina está relacionada com o desejo de realizar algo, o efeito recompensa e o prazer. A noradrenalina, ou noraepinefrina comanda o sentido de alerta, a concentração e a energia, e a seretonina controla as obsessões, compulsões e a memória. Dopamina e noraepinefrina controlam a atenção, noraepinefrina e seretonina controlam a ansiedade, comportamento impulsivo e irritabilidade, dopamina e seretonina controla o apetite sexual e a agressividade. Todas as três controlam as funções cognitivas e o humor. Portanto, a falta deles irá diminuir, inibir tudo aquilo a que estão relacionados.
b) Transtorno Bipolar
Serotonina, dopamina, noradrenalina e GABA
C) Transtorno obsessivo compulsivo
Serotonina
d) Esquizofrenia
Dopamina, glutamato, gaba, noradrenalina e serotonina
e) ansiedade generalizada:
Serotonina e GABA
2-Ação dos fármacos no organismo
a) Como agem os antidepressivos tricíclicos - Eles agem em várias substâncias biológicas e, por isso, podem alterar a função de muitos órgãos. Por exemplo, provavelmente inibem a recaptação de serotonina e da noradrenalina nos neurônios e bloqueiam parcialmente a ação de outro neurotransmissor, a acetilcolina.
B) Inibidores seletivos da receptação da serotonina- Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina ao inibir a sua recaptação pelo neurónio pré-sináptico, aumentando o nível de serotonina disponível para se ligar ao receptor pós-sináptico. O grau de selectividade para outros transportadores de monoaminas (como a dopamina ou noradrenalina) é variável, embora a afinidade seja de forma geral muito baixa.
C) Antidepressivos Atípicos
São os antidepressivos que não se caracterizam como Tricíclicos, como ISRS e nem comoInibidores da MonoAminaOxidase (IMAOs). Alguns deles aumentam a transmissão noradrenérgica através do antagonismo de receptores a2