Economia política
Curso: Direito 117-A
Matéria: Economia
Prof.:Vanessa Rocha
Tema: Fichamento do livro “Os princípios para economia”
Aluna: Natalya Rocha da Silva
Capítulo 1
-Prólogo
No dia a dia varias questões de natureza econômica nos circundam como desemprego, inflação, porém, muitas pessoas não possuem um conhecimento teórico dessa matéria, que de extrema importância no que se diz a obter uma análise crítica desses fatos na sociedade.
-O problema da escassez O fator econômico principal da economia é a escassez, em que a escassez é a oferta finita de recursos contrapondo diretamente com a necessidade e desejo infinito dos seres humanos. O que é completamente diferente de pobreza que é a falta de bens. Todas as sociedades enfrentam a escassez, claro que algumas sofrem mais do que outras, mas estão sempre presentes, e essa escassez faz com que o homem tenha que fazer escolhas.
-Definição de economia A economia definida em termos econômicos seria a administração dos bens e recursos devido a sua natureza finita. Se essa administração visa atender ao Maximo as necessidades das sociedades ela deve ser feita de maneira racional, cuidadosa e eficiente.
-Por que a economia é considerada uma ciência social É uma ciência social porque estudam as relações e o funcionamento das sociedades, estuda o comportamento humano, e como ele se relaciona nas trocas,produção e consumo de bens e serviços.
-Sistema econômico Um sistema econômico é toda relação social, política e econômica feita a fim de desenvolver as atividades econômicas de produção, consumo e troca de bens e serviços.
-Raciocinando com teorias e modelos Uma teoria econômica é um conhecimento que se pode obter de um sistema econômico, enquanto um modelo é uma forma simplificada de demonstrar a realidade e que facilmente manipulável.
-Etapas na construção de uma teoria Primeiro deve se decidir sobre qual assunto tratar, depois se deve analisar as variáveis do assunto, depois se deve