Psico-imunologia
Departamento de Psicologia
Psicoimunologia
Psicologia da Saúde
???, 2013
Introdução
A psicologia é sem dúvida uma disciplina multidisciplinar, que beneficia do conhecimento gerado por outras áreas, mas que igualmente tem muito para oferecer as mesmas. A psicologia como ciência tem se imposto num número crescente de áreas científica e a área da saúde não foi exepção, a psicologia da saúde é o conjunto das contribuições da disciplina da psicologia para a promoção e a manutenção da saúde como da prevenção e tratamento da doença (Matarazzo, 1980).
O modelo biomédico já vinha a ser desafiado pela medicina psicossomática, pela saúde comportamental e pela medicina comportamental no que diz respeito ao papel do individuo na saúde. Para o modelo biomédico a causa da doença era encarada como algo que surge do exterior do corpo, invadindo-o e causando mudanças físicas no interior do corpo, os indivíduos eram vistos como vítimas de uma força externa que provoca mudanças internas. O tratamento era de responsabilidade da classe médica, e não existia relação entre a mente e o corpo. A psicologia da saúde veio definitivamente mudar isto, oferecendo respostas empíricas para as mesmas questões. Assim segundo a psicologia da saúde a doença é causada por uma multiplicidade de factores e não por um único fator causal. O individuo não é encarado como uma vitima passiva, o seu comportamento tem um papel na origem da doença e por isso mesmo pode ser responsabilizado pelo seu estado de saúde. Quanto ao tratamento e considerando que o individuo tem que ser visto na sua globalidade (mente e corpo), o doente fica em parte responsável pelo tratamento (Ogden, 2004).
Este trabalho abordara o papel do psicólogo na área da imunologia ou seja qual o trabalho que um psicólogo da saúde poderá desenvolver com pacientes com doenças imunodepressivas, o papel do profissional na prevenção da doença e das crenças em relação a mesma.