Chia
1 – Introdução ---------------------------------------------------------------------------------- 1
2 – Interdisciplinando ------------------------------------------------------------------------ 4
2.1 – Nutrição e Metabolismo; Patologia, Imunologia ---------------------------- 4
2.2 – Composição da chia ------------------------------------------------------------------ 8
2.3 – Parasitologia e Microbiologia ----------------------------------------------------- 9
3 – Conclusão --------------------------------------------------------------------------------- 12
1 - Introdução
A obesidade é considerada uma síndrome multifatorial na qual a genética, o metabolismo e o ambiente interagem, assumindo diferentes quadros clínicos, nas diversas realidades socioeconômicas (CATANEO; CARVALHO; GALINDO, 2005). O excesso de peso atinge cerca de 1/3 da população adulta e apresenta uma tendência crescente nas últimas décadas, mesmo entre as pessoas idosas. (GOFIN, ABRAMSON et al., 1996).
Sendo considerada uma doença crônica, a obesidade leva a distúrbios das condições de saúde do organismo. Essas alterações podem ser representadas por distúrbios psicológicos, sociais, aumento do risco de morte prematura e o aumento de risco de doenças de grande morbi-mortalidade como Diabetes Melittus, hipertensão arterial (HA), dislipidemias, doenças cardiovasculares (DCV), e câncer. Além disso, pode estar associada a outras doenças que podem interferir na qualidade de vida do indivíduo obeso (CABRERA; JACOB FILHO, 2001).
Nos últimos tempos, expressões como qualidade de vida e alimentação saudável veem atraindo a atenção de pessoas de diferentes idades, classes sociais e graus de instrução. De igual modo, desperta interesse a possibilidade de se desenvolver estilos de vida saudáveis, para o que ocupa posto privilegiado a alimentação e a educação nutricional (BOOG, 2004).
Na mídia, as questões referentes à nutrição, assumem muitas