psico experimental
RENATA ALINI DALCOMUNI
COMPORTAMENTO HUMANO COMPLEXO
Síntese
Curitiba/2015
CONDICIONAMENTO RESPONDENTE OU CLÁSSICO
Podemos introduzir o primeiro principio desse capitulo utilizando exemplos do nosso cotidiano ,por exemplo ,quando uma criança é levada ao médico para receber uma injeção, durante esse processo é visível as mudanças no comportamento desta criança. Quando a injeção é aplicada a criança sente dor e o estímulo doloroso elicia uma resposta, em outra situação que a criança retorna ao médico a injeção não precisa ser aplicada para que a criança comece a chorar, basta apenas mostrar a ela, isso é um estímulo visual, que antes dela ter conhecimento do processo era neutro. Esse processo é chamado de condicionamento.
Pavlov fez seus experimentos em uma situação simples, de salivação de um cão e pode observar todos esses processos claramente.
A resposta condicionada pode ocorrer com diferente força de resposta, de acordo com a intensidade, período intermediário entre a apresentação do CS e a ocorrência da resposta, a frequência com qual o organismo responde ao CS.
CONDICIONAMENTO DE ORDEM SUPERIOR
Depois de Pavlov ,Frolov verificou que após ter introduzido condicionamento estável , o CS pode ser usado como estímulo incondicionado,ou seja, uma resposta que passou a ser eliciada por um estímulo através de condicionamento.
Sumário
Sempre que um estímulo provoca uma resposta ocorre também um estímulo que não a elicia, e resulta um aumento na tendência para o novo estímulo eliciar a resposta. O primeiro estímulo elicia a resposta a resposta a ser condicionada.
CONDICIONAMENTO OPERANTE OU INSTRUMENTAL.
As consequências que acompanham determinado comportamento afetam a ocorrência futura desse comportamento. As “recompensas” servem para fortalecer o comportamento , os resultados normalmente são tão eloqüentes que até as observações casuais apresentam alguns aspectos dessa