SISTEMAS LOG STICOS etapa 02
O presente estudo de caso trata-se de uma empresa fictícia localizada em Minas Gerais, a qual tem como principal produto o Papel Higiênico. A empresa está buscando novos mercados e identificou o mercado capixaba para atuar a partir do segundo semestre de 2015, onde objetiva obter uma margem de lucro de 15% no mínimo.
Sendo assim, este estudo apresentará um projeto logístico de distribuição, analisando algumas alternativas no mercado capixaba, de forma a encontrar soluções viáveis e um preço competitivo.
2 CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO
O presente estudo de caso trata-se de uma empresa fictícia localizada em Minas Gerais, a qual tem como principal produto o Papel Higiênico, apresentando uma demanda mensal de 20.000 pacotes, à um custo de produção de R$ 5,00 por pacote.
Cada pacote contém 8 rolos de Papel Higiênico, apresentando 400mm de comprimento, 190 mm de largura e 100 mm de altura (Figura 01). Seu peso é de 0,5kg e seu volume 0,0076 m³ (Tabela 01).
FIGURA 01- Dimensões do Papel Higiênico.
Tabela 01 – Características do pacote de Papel Higiênico.
3 UNITIZAÇÃO DO PRODUTO
Para proteger a carga e economizar no transporte e manuseio, será feita a unitização do produto. Esse processo contará com o auxílio de Paletes de madeira PBR-1, padronizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), com dimensões de 1,2 x 1,0 x 0,15 m (Figura 02), que permitirá a movimentação mecanizada da carga.
FIGURA 02 – Especificações do Palete PBR-1 segundo a ABRAS.
Além das especificações de dimensão do Palete, adotaremos o seu peso de 15kg, sua capacidade máxima suportado de 1300 kg e a altura máxima de 1,2 m (Tabela 02).
TABELA 02 – Características do Palete.
3.1 PALETIZAÇÃO DO PRODUTO
Para melhor aproveitamento do Palete, será analisado primeiramente o número de pacotes capazes de serem acomodados por nível (1º Passo). Depois, será feita a análise do número máximo de níveis (2º Passo). Assim, obteremos o número