Semin rio texto para professora
SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA
Prof. Márcia Ribeiro
2º Metalurgia Integrado
Grupo: Aimée, Carina, Daniela B., Eliezer, Janir, João Paulo e Luíza
SEMINÁRIO
PROCESSOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO CHINA, ÍNDIA E ÁFRICA DO SUL
JUIZ DE FORA
2014
1. INTRODUÇÃO A economia da Índia é a 10ª maior economia do mundo e a 2ª que mais cresce, também em escala mundial. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. O principal responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, embora seja o setor agrícola, responsável por 3 em cada 5 empregos no país. Contudo, o índice de desemprego na Índia foi de 7,2% em 2007 e a desigualdade social no país aumenta cada vez mais o governo continua gastando mais do que arrecada, o que aumenta a dívida externa do país. Além disso, o rápido crescimento da população resulta em maior necessidade de investimentos sociais, ambientais e econômicos por parte do governo. A Índia já pode ser considerada uma potência em sua região e é apontada como capaz de se tornar uma das grandes potências mundiais do século XXI.
A China, por sua vez, é o país mais industrializado do sul, lugar que era ocupado pelo
Brasil nos anos 80 e também pode tornarse uma das maiores potências econômica, política e militar do mundo. Ofereceu incentivos para a instalação de indústrias estrangeiras e as exportações saltaram de 3,6bi para mais de 250 bilhões de dólares de 1978 para 2004.
Tal crescimento provocou problemas aos países capitalistas, como desigualdade social, desemprego e aumento da pobreza. Outro problema são as disparidades regionais, pois determinadas regiões chinesas se desenvolveram e se