Introdução a Psicologia
PSICOLOGIA estudo da alma.
Marco da PSICO como ciência 1879, Leipzig, Alemanha, Wundt inaugura o 1 Lab Experimental de Psico.
A Partir de então a Psic. Diferencia-se do senso comum passando a ter uma atitude cientifica (ceptismo curioso, humildade, pensamento critico) ela passa a seguir o método cientifico.
1 Teoria cientifica: conjunto de principios integrados q organizam e estabelecem predições sobre o comportamento e eventos.
2 Hipóteses: predições analisáveis e testáveis
3 objetivo de estudo depende da área da psicologia em questão. Podem ser entendidos como múltiplos mas tem em comum a questão da subjetividade.
4 Métodos próprios
A Descritivos. Estudo de caso. Levantamento (survey). Obseracao naturalista.
B Correlacionais (estatísticas)
C Experimentais: efeito placebo. Grupos de controle e experimentais.
Variáveis dependentes. Independentes e moderadoras..
Métodos de pesquisa
-DESCRITIVOS: -Estudo de caso -Levantamentos (surveys) -observação naturalista
-CORRELACIONAIS: estatísticas
-EXPERIMENTAIS (afirmação casual) .blind test teste cego. Duplo .grupo de controle (placebo) e grupo experimental (introduz a variável q realmente pode acontecer)
VARIAVEIS -VD Dependente o que estou medindo. Depend d algo -VI Independente altera a VD ambient aspectos psicológicos -VM Moderadora 3 elemento q interfere. Ex. Grupos unidos sao + produtivos desde q haja disciplina da liderança.
QUESTIONÁRIO
1 O QUE DIFERENCIA A PSICOLOGIA DO SENSO COMUM?
1 - O senso comum é um conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, intuitivo, baseado em tentativas e em erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração em geração. Já a Psicologia cientifica é uma atividade de estudo sistemático que compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Ciência é um processo.
2 O QUE CARACTERIZA A