Educaçao e as demandas sociais
A reflexão que consideramos atualmente é que, quando a Pedagogia assume um caráter mais social, o curso formará profissionais que também atuarão com uma visão diferenciada de Educação e sociedade.
Durante a história e desenvolvimento da Pedagogia na sociedade brasileira, fica claro uma dualidade na formação do Pedagogo. Em alguns momentos, a formação do pedagogo ocorria no bacharelado e licenciatura juntos, em outros momentos, ocorria separado.
Nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2005), percebe-se um avanço no que diz respeito às discussões e valorização das minorias excluídas e a defesa dos seus direitos básicos. Se analisarmos os programas dos Cursos de Pedagogia que valorizam a formação do Pedagogo nessa perspectiva, estaremos principalmente respeitando o sujeito com quem convivemos, valorizando e também enaltecendo sua identidade. Estas questões estão retratadas no próprio documento do MEC.
Verificamos neste fragmento das Diretrizes as novas responsabilidades que a educação vem assumindo e novas posturas influenciando na formação do Pedagogo. Portanto, ele precisa adequar-se às novas vivências sociais. Porém, fica claro a concepção de Docência como base de atuação deste profissional.
Partindo da concepção que a Educação é um processo que nos ocorre mais diferentes âmbitos da sociedade, estaremos atentos para a necessidade de formação de educadores para atuarem nesses vários espaços. Acreditamos que todas as formas de Educação possuem um aspecto