psicanálise
A psicanálise é o termo que foi criado por Freud através de vários estudos. Freud que se formou em Medicina no ano de 1881 se tornou um grande estudioso, pesquisador da área psíquica. Teve como grande influência Josef Breuer que o fez trabalhar com hipnose, sendo este procedimento denominado de método cartático.
Com o tempo Freud deixa de utilizar o método da hipnose porque alguns pacientes se recusavam a utilizar tal procedimento. Por conta disso, desenvolveu a técnica de concentração, e passou também a não utilizar o método de perguntas, deixando os pacientes falar sem interrompê-los.
Através destas conversas, Freud passou a observar que os pacientes demonstravam lacunas na memória, demonstrando esquecimentos de coisas reais. E percebe também que o paciente faz isso porque sente um mal-estar em lembrar-se de certas situações. Com isso eles evitavam preencher essas lacunas e Freud deu o nome de resistência o que seus pacientes evitavam lembrar. Essa resistência vinha do inconsciente este sendo o principal fenômeno para a psicanálise.
Como foi dito o inconsciente é a chave para a denominação da psicanálise, e por conta disso Freud apresenta sua primeira teoria sobre a personalidade, ao qual refere-se há três sistemas psíquicos: inconsciente, pré-consciente(também conhecido como subconsciente) e consciente.
Sigmund Freud acreditava que muitas das perturbações que ocorriam nos seres humanos estavam ligadas a sexualidade, desde criança o ser humano estava ligado ao sexo. Ele dizia que na infância as pessoas passavam por experiências de caráter traumático, de desejos reprimidos. Por conta de seus estudos na área da sexualidade Freud foi muito criticado.
Se em sua primeira teoria ele falou que a mente se dividia em inconsciente, pré- consciente e inconsciente, posteriormente ele propôs os conceitos de id, ego e superego. Definidos da seguinte forma:
Id: é a estrutura da personalidade original, básica central do ser humano. É o aspecto inconsciente de