Relatório Física - área, volume, densidade
O presente relatório tem por finalidade o aprendizado no manuseio de instrumentações de medidas tais como: Paquímetros, Micrômetros e Balanças de Massa, cujas ordens de precisão diferem conforme o aparelho. A leitura e interpretação dos dados coletados e compilados para os cálculos de massa, densidade e propagação de erros, têm por objetivo fixar as informações apreendidas e aprendidas no decorrer da execução do exercício em laboratório experimental.
Os erros são inerentes a todas as medidas e nunca são completamente eliminados. A teoria dos erros, diz que um problema está resolvido se for apresentado juntamente à solução encontrada. Para se obter o valor de volume, por exemplo, seguido do cálculo de densidade a partir de medidas direta de diâmetro e massa, é necessário dimensionar o erro na cadeia de cálculos.
OBJETIVO
Realizar medidas diretas (diâmetro, comprimento e massa) expressando-as com a quantidade correta de algarismos significativos. Realizar medidas indiretas (área, volume, densidade), expressando-as com a quantidade correta de algarismos significativos após as operações matemáticas necessárias. Expressar de forma adequada os resultados obtidos, incluindo os desvios das medidas e os erros propagados. Calcular o erro percentual. E também para demonstrar a diferença de resultados que variam de instrumento para instrumento.
Medir as dimensões de vários objetos utilizando diferentes instrumentos de medida,
(paquímetro e micrômetro) determinar de forma indireta o volume dos diferentes objetos, realizando a medição direta de suas dimensões.
Analisar o número de algarismos significativos e os erros associados a cada medida.
Medir a massa de objetos.
Calcular a densidade de objetos.
Trabalhar com a propagação de erros nos cálculos de volume e densidade.
INTRODUÇÃO
1. Erros Aleatórios e Sistemáticos
Em ciência e tecnologia, é fundamental a realização de medidas de grandezas físicas. Estas