sociologia black blocks
Em seu deverá abordar os seguintes itens conceituais:
a) Organização da sociedade brasileira
b) Tipos de mudança social
c) comportamento coletivo e
d) movimentos sociais.
Por seu tamanho e constituição plural, o Brasil é um país que apresenta uma sociedade profundamente estratificada, sendo a coesão e o consenso conceitos quase que inaplicáveis na sociedade brasileira.
Por causa da heterogeneidade social, os processos de mudança social tendem a ser locais/regionais e abafados através da coerção estatal, dependendo das intenções do grupo que propõe mudanças na estrutura social.
As mudanças não combatidas e, de certa forma, desejadas, tendem ao caráter exógeno e reformista, haja vista a forte pressão da elite conservadora brasileira, cujos processos e valores vêm geralmente de fora, adotando, por espontânea vontade e em passos lentos, apenas inovações e avanços largamente aplicados em países desenvolvidos.
Os black blocs fogem bastante dessas características, haja vista sua formação radical e seus ideais libertários, que combatem aquilo que a elite reacionária brasileira tanto quer perpetuar: o capitalismo e a propriedade privada.
O comportamento coletivo contra esse status quo é majorado a cada novo escândalo e situação de impunidade noticiada, sobretudo, na política e o movimento vem encontrando apoio na indignação que a sociedade oprimida tem em relação à gestão pública atual. As mudanças que os black blocs querem implementar são revolucionárias, sendo, portanto um movimento social muito combatido pela burguesia, que detém o poder estatal.