Psicanálise e o Inconsciente
Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise, que veio para esclarecer a psique humana, revelando fantasias, sonhos, esquecimentos, é um método de investigação.
A psicanálise busca entender o significado de coisas que o individuo nem imagina fazer parte da sua vida. A psicanálise está presente em psicoterapias para ajudar em diversas áreas como o individuo, a sociedade, a violência no mundo, entre outros fatores.
Para entendermos a psicanálise temos que conhecer o seu fundador Sigmund Freud pois por toda a sua carreira Freud se dedicou muito na sua teoria.
Freud começou a buscar uma nova teoria quando iniciou seu trabalho com Josef Breuer que cuidava da histeria com hipnose, Freud por muito tempo usou essa técnica para buscar o ponto inicial dos traumas das histéricas, mas nem sempre todas as pacientes se deixavam ser hipnotizadas, então ele mudou sua técnica para um dialogo onde ele fazia as perguntas e os pacientes somente respondiam td sua técnica para um dialogo onde ele fazia as perguntas e os pacientes somente respondiam sem liberdade para falar de algum outro assunto fora das perguntas, até que um dia uma paciente sugeriu que ele desistisse das perguntas e deixa se que fosse um dialogo livre onde o paciente pudesse ir contando tudo o que tem vontade de dizer naquele momento.
Tentando entender o motivo de seus pacientes esquecerem os momentos de muita dor, tristeza ou um momento muito bom Freud conheceu o inconsciente onde temos a resistência que é a força que não permite se revelar o pensamento, e temos a repressão que encobre que faz desaparecer o pensamento da consciência. Vendo que os pacientes chegavam com muitos pensamentos obscuros Freud então fez uma estrutura do aparelho psíquico onde se divide em três partes:
Inconsciente onde estão os pensamentos reprimidos que foram esquecidos.
Pré-consciente onde certos conteúdos não são lembrados e, um momento, mas em outro ele é revelado.
Consciente são as informações que são captadas