Psicanalise
Fase Fálica: de 4 a 6 anos de idade, nessa etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital e as criança imaginam que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis" e imaginam que as meninas não tem pênis porque este órgão foi arrancado (complexo de castração). Neste período surge também o complexo de Édipo, que é o qual o menino passa a apresentar uma “atração” pela mãe e a se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
Fase de Latencia: de 6 a 11 anos de idade aproximadamente, este período tem sua característica principal como um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja nesta fase a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.
Fase Genital: de 11 a 13 anos de idade, a criança mais uma vez volta a sua energia sexual para os órgãos genitais e por e começa a ter relações amorasas, sentir prazer pelo sexo aposto.