psic das massas
Wilhelm Reich Leoric King
Reich nos passa o pensamento que “mais importante do que interpretar o mundo, o que importa é transformá-lo”. Em sua obra que o ser humano tem como objetivo principal de sobrevivência o trabalho, é nele que se baseia a existência humana, mas que fica a dúvida se o trabalho vai de acordo ou contra as necessidades biológicas das massas.
Segundo Reich a teoria econômica marxista nos mostra que todos os valores da economia dos seres humanos vêm do desgaste da força de trabalho, pois a sociedade se ajoelha as regras da economia de mercado, indo contra os valores da força de trabalho, que necessita de cuidados e tratamentos especiais. Porém como essa força de trabalho é comprada pelo Estado ou pelos capitalistas, o preço da mão de obra fica em torno do mínimo, pois o lucro vai para os proprietários dos meios de produção, e esses proprietários visam apenas o lucro, sem ter interesse em poupar sua mão de obra. Logo depois com os avanços tecnológicos, deixa de ser preciso tanta força de trabalho, pois com a mecanização e a racionalização do trabalho em mãos, os proprietários conseguiram substituir as massas que produziam a força de trabalho.
riquezas psíquicas. Com isso o bolchevismo age para realizar+ uma correção sistemática da vida conjugal e familiar através de um efeito considerado “destruidor da cultura” onde o casamento e o divorcio são facilitados. Tudo isso virou alvo de inúmeras criticas vindas dos reacionários.
O autor introduz seu pensamento dizendo que a religião seguida por qualquer que seja a sociedade é dependente do desenvolvimento econômico e social da mesma (ex : Religiões que veneram animais estão ligados a povos primitivos que viviam de caça), logo as concepções religiosas são determinadas pela capacidade do homem para dominar a natureza e as dificuldades sociais. A interpretação psicológica da religião, mais precisamente a psicanalítica, revelou que a ideia de Deus se identifica à de pai.