Aula 2 E 3
É o paradigma de programação onde da soluciona-bilidade de um problema complexo a partir de outro menor e menor complexibilidade.
A divisão de um programa em diversos sub programas (módulos) para melhorar solucionar a complexibilidade da programação., Este conjunto de comandos que agrupados que recebem assim um nome específico que a identifica que são “chamadas” no programa principal. O uso de sub-rotinas são conhecidas com função ou procedure (procedimento).
Características: 1) Cada subprograma possui somente um ponto de entrada. 2) O programa principal é suspenso durante a execução de um subprograma o que implica na execução de somente um subprograma por vez. 3) A execução sempre retorna ao chamador quando a execução é encerrada.
4) O comando return() tem é utilizado retornar a execução da sub rotna para próxima linha de instrução do programa principal Este retorno pode ser com ou sem valores (argumentos)
A Linguagem C foi projetada com funções eficientes e fáceis de usar; programas em C geralmente consistem em várias pequenas funções ao invés de poucas de maior tamanho.
Função: Função é uma unidade de código de programa autônoma desenhada para cumprir uma tarefa específica, sem a passagem de parâmetros entre o programa e a sub rotina
A principal razão da existência de funções é impedir que o programador tenha de escrever o mesmo código repetidas vezes.
C foi projetada com funções eficientes e fáceis de usar; programas em C geralmente consistem em várias pequenas funções ao invés de poucas de maior tamanho.
Função simples: Executa uma ação e não retorna valor ao programa principal
Exemplo: # include<stdio.h>
# include<conio.h>
# include<stdlib.h>
void linha()
{ for (int j=1; j<=20; j++) printf("\xDB"); printf("\n");
}
main()
{ linha(); printf("\xDB Um Programa