Pscicologia social
Através de estudos das relações interpessoais (o modo como comportamentos de uma pessoa se modifica devido uma influência, um conflito ou mesmo um comportamento oposto de uma outra pessoa).
A compreensão do comportamento desse indivíduo pode ocorrer através de Investigações dos fatores psicológicos da vida social. Instintos; liderança; status; alienação; etc.
Essa compreensão também pode ocorrer através da Análise dos fatores sociais. Quais as Motivações e opiniões; o que leva o indivíduo a socialização; opiniões; etc.
Todos esses conceitos citados anteriormente, são baseados em pesquisas realizadas dentro da Psicologia social, e apresentam, como problema fundamental (central), a dificuldade da captação do ideológico e do nível de consciência do indivíduo num dado momento histórico social.
Para realizar essa pesquisa, inicialmente é necessário citar alguns resultados já demonstrados anteriormente pela ciência, como a relação entre teoria e pratica (coisas completamente diferentes), e a impossibilidade da neutralidade cientifica.
Neutralidade cientifica é quando se consegue obter um resultado de uma pesquisa, sem ser influenciado pelo pesquisador e pelo contexto histórico em que a pesquisa foi realizada. Portanto obter a neutralidade cientifica se torna algo impossível tendo em vista que o pesquisador inicia sua pesquisa de acordo com uma ideologia já em mente, influenciando seu resultado final, e com este, modifica sua ideologia, sendo assim influenciado pelo mesmo. Como já dito anteriormente pela autora, “O indivíduo [...]é, ao mesmo tempo, passivo e ativo (determinante e determinado)”.
A ênfase metodológica desse tipo de pesquisa em psicologia social (o modo com que se deve analisar o resultado dessa pesquisa) está na análise que vai do aparente (empírico), levando em conta o contexto em que ocorreu, até chegar ao “concreto”,