Psicologia
A aplicação da pscicologia á educação é ainda recente em todo o mundo e no Brasil á institucionalização desta área de estudos é produto do nosso século .
O desenvolvimento de qualquer ciência só pode ser compreendido se o mergulhamos em determinações políticas ,econômicas e sociais .
A teoria da dependência permite estudar a sociedade brasileira no panorama das relações econômicas internacionais .
Analisando a relações entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos , a teoria da dependência realça que estas relações abrangem não só a dimensão econômica ,mas também as dimensões política e sociocultural dos países dominados .
Foi tendo em vista os ideias da Escola Nova que a disciplina Psicologia da Educação começou a ter lugar de destaque nos meados da década de 20 .
Com o objetivo de divulgar as idéias surgidas no movimento Escola Nova que no Rio de Janeiro , em 1924 foi criada a Associação Brasileira de Educação , que reunia educadores querendo sensibilizar o poder público e povo para os problemas da Educação .
O desenvolvimento do capitalismo exigiu o redirecionamento do processo educativo que passou a preparar os alunos visando o mercado de trabalho .
A Psicologia da Educação veio integrar os currículos das Escolas Normais e seu objetivo era formar o professor capaz de conhecer a personalidade da criança e orientar sua aprendizagem .
É no experimentalismo europeu e não no americano que se firmam as bases da Psicologia da Educação Brasileira .
A psicometria ( É a mensuração dos fenômenos psicológicos, utilizando-se medidas, processos e técnicas, e com isso é possível buscar padrões comportamentais e de ajustamentos sociais, identificando habilidades e características de personalidade como inteligência, aptidões, defesas, evitações, etc.) se desenvolveu na Europa nos laboratórios de Psicologia Experimental .
O Brasil importou também a psicometria e graças a isso os testes foram amplamente