Pscicologia aplicada
1- As variáveis que afetam o comportamento humano podem ser subdivididas em individuais e ambientais. Descreva cada uma.
R: As variáveis de ordem individual dizem respeito a toda bagagem inata, especialmente programada através do DNA, mais as experiências adquiridas ao longo das várias fases evolutivas, tais como a infância, a adolescência e a fase adulta de cada um.
Já as variáveis de ordem ambiental incluem todos os possíveis eventos extrínsecos ao indivíduo, tais como grupo social, cultura, fatores do ambiente físicos propriamente ditos e muitíssimos outros.
2- Como o método experimental, poder-se-á concluir que todas as vezes que certas situações existirem, necessariamente ocorrerá um comportamento e não outro. Explique no que consiste tal método.
R: Ao procurar utilizar-se do método experimental, o psicólogo está adotando uma abordagem de ciência natural para a compreensão dos fenômenos. O objetivo básico dessa abordagem é descobrir as condições antecedentes necessárias para que o evento possa ocorrer.
Dessa forma, a vantagem reside no fato de se poder determinar com precisão em que condições exatamente se conseguem fazer aparecer um determinado comportamento.
3- Descreva o estudo de Elton Mayo e suas conclusões.
R: O estudo aconteceu na Fábrica de bocais de telefone Western Electric. Pretendia ele, de inicio, estudar o efeito da luminosidade na elevação dos índices de produtividade. Todavia, acabou por concluir que mais importante que essa variável foi o relacionamento interpessoal das moças dos dois grupos que estavam sob experimentação. Como tanto um grupo como o outro elevaram sua produção, apesar de estar sob o efeito de diferentes tipos de iluminação, acabou-se descobrindo, por meio de entrevistas posteriores, que os laços de amizade que uniam os elementos de cada grupo é que foram as variáveis determinantes desse aumento de produtividade. As conclusões do experimento de Mayo o levam