Ergonomia e Usabilidade
DESIGN GRÁFICO
4° PERÍODO - NOITE
ERGONOMIA E USABILIDADE
PROFESSOR: JOSÉ DURVAL PACHECO
Ergonomia e Usabilidade
Atividade 01
Aluna:
Mayara Suelen S de Oliveira
Olinda,
Setembro de 2014
Ergonomia
Origem
As primeiras pesquisas ergonômicas surgiram durante a II Guerra mundial, onde o homem sofreu grande pressão devido a mudanças tecnológicas. Engenheiros, psicólogos e filósofos, juntaram-se para adequar equipamentos, ambientes e tarefas à visão, audição e tato, atenção, processamento de informações, resolução de problemas e tomada de decisões, capacidade de esforço e etc.
Batismo
O termo Ergonomia foi utilizado pela primeira vez, pelo filósofo K. F. Hywell Muffel, quando foi formada uma sociedade chamada Associação Americana de Ergonomia (A.A.E.), por pesquisadores interessados no estudo dos seres humanos no seu ambiente de trabalho.
A origem do termo ergonomia foi remontada quando o polonês W. Jastrezebowski deu como título a uma de suas obras Esboço da Ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas verdadeiras avaliações das ciências da natureza. Define-se então a ergonomia como a ciência de utilização das forças e das capacidades humanas.
Novos Conflitos Homem x Máquina
Desempenho do homem, evolução do sistema, análise de trabalho e aumento do nível cultural dos trabalhadores: Nos anos 80, a ergonomia participava de uma renovação produzida pela informática. O projeto de computadores, a implantação de centros de processamento de dados, geração de sistemas de informação, de multimídias, de hipertextos e etc., contemplam o funcionamento, a rapidez no uso e a capacidade, enquanto no campo da informatização, nada mudou.
A informatização dos postos de trabalho gerou grandes mudanças. Devido às melhorias resultantes da implantação de computadores, houve a exigência do aumento do repertório cultural dos trabalhadores.
Domínios
A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em