Ética empresarial
Atuar no ramo empresarial sem deixar de lado a dedicação à sociedade da qual faz parte é o fator essencial da responsabilidade social da empresa. Sendo assim pensar em desenvolvimento territorial é também pensar no próximo. Preocupar se com o outro é preocupar se consigo mesmo, com seu crescimento como empresa, como entidade, pois, não adiantaria crescer economicamente de forma sustentável enquanto a comunidade mais pobre passa fome ou um índice de desemprego.
2. Como é vista a responsabilidade social empresarial?
É o comprometimento e o compromisso de uma empresa com a sociedade, a partir de suas ações com indivíduos e sociedade. A empresa impõe para a sociedade custos referentes à sua atividade, como poluição, dessa forma deve tentar minimizar os problemas provocados por ela para a sociedade. A empresa socialmente responsável deve ter os conceitos de ética e transparência com os princípios de sua conduta.
3. Quais são os argumentos a favor e contra?
Se os argumentos a favor de uma abordagem socialmente responsável fossem amplamente aceites, ninguém teria sequer de utilizar o rótulo Responsabilidade Social Empresarial, pois todos estariam a fazê-lo. Aqueles de nós que passam o tempo na triagem em prol do caso faríamos bem em gastar um pouco de tempo a ouvir o caso contra, e a considerar o que deveria ser a resposta. Evidentemente, um dos desafios ao considerar casos favor e contra a responsabilidade social empresarial é a grande variedade de definições de Responsabilidade Social Empresarial que as pessoas usam.
4. Resuma os dados disponíveis sobre a prática no Brasil.
Afirma-se com frequência que o setor privado deverá desempenhar um papel cada vez maior na prestação de serviços que hoje são oferecidos pelo Estado, seja em bases comerciais, seja como investimento social e atuação filantrópica. Há indícios de que as noções de público e privado “estão mudando de conformação, resgatando um sentido