Prós e contras sobre a realização das olimpíadas
Já se sabe que milhares de brasileiros foram forçados a deixarem seus lares para darem lugares a novos espaços muito mais lucrativos para o governo. E por mais que essa pauta tenha sido mencionada em uma das sessões do Conselho de Direitos Humanos da ONU, foram acobertadas pela imprensa que não divulgou o tal ato. Além desse e de diversos outros problemas sociais que vem ocorrendo, esteve sendo avaliado um projeto que inibe os direitos humanos dos cidadãos durante o período de copa. Ele fala de uma lei que proíba o direito de greve e do direito que a FIFA teria de controlar quem sai e quem entra no Brasil como forma de prevenção no país.
Mesmo com tanto pessimismo, não podemos ignorar os, até então, poucos benefícios que a Copa e as Olimpíadas trouxeram pro país. Entre os principais, está a geração de empregos tanto nas obras dos estádios como em bares e restaurantes. E também existe a grande possibilidade no aumento da valorização exterior pelo Brasil, porém isso ainda depende da imagem que esses eventos trarão durante seu acontecimento.
Assim como esses assuntos já estão sendo discutidos, muitos outros ainda serão incorporados na pauta de a dos megaeventos. Resta-nos esperar que o legado de ambos não degradem a imagem do Brasil pois, com protesto ou não, vai ter Copa sim.