Pré-socráticos e sofistas
JÚLIO CÉSAR DE OLIVEIRA
Trabalho sobre: “Os Pré-Socráticos e os Sofistas”
Prof. Ms. Padre Marcelo Aparecido de Souza
SÃO CARLOS
2013
OS PRÉ-SOCRÁTICOS
Os Pré-Socráticos foram os primeiros filósofos que viveram entre os séculos VII a V a.C. Habitaram a cidade de Atenas antes dos Sofistas e nomeadamente antes de Sócrates. O período Pré-Socrático é considerado um período naturalista, em que o interesse filosófico é mais voltado para o mundo da natureza. Esse período caracteriza-se como uma nova forma de analisar e ver a realidade, que antes era analisada e entendida, apenas do ponto de vista mítico, propondo assim o uso da razão, mas não significando que a Filosofia vem romper radicalmente com o mito, mas sim pra suscitar o uso da razão no esclarecimento, sobretudo das origem do mundo.
Os filósofos desse período se dividem em cinco escolas, sendo elas: * Os Jônios: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto. * Os Efésios: Heráclito de Éfeso. * Os Eleatas: Xenófanes de Cólofon, Parmênides e Zenão de Élea. * Os Pitagóricos: Pitágoras de Samos e Timeu. * Os Atomistas: Leucipo, Anaxágoras, Empédocles e Demócrito.
OS JÔNIOS
Tales de Mileto viveu em Mileto, na Jônia, provavelmente nas últimas décadas do século VII e na primeira metade do século VI a.C. Além de filósofo, foi cientista e político sensato. Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que tal princípio era a água, sendo assim ele é nada mais nada menos que o criador do ponto de vista conceitual, do problema concernente ao “princípio” (arché), ou seja, a origem de todas as coisas.
Anaximandro de Mileto, provavelmente discípulo de Tales, nasceu por volta do século VII a.C. e morreu no início de segunda metade do século VI a.C. Elaborou um tratado Sobre a Natureza. Trata-se do