Pré-Socráticos e Sofistas
Lorena Moreno de Oliveira 26 13EMB
Vinicius Codo Custodio 41
Pré-Socráticos e Sofistas:
Os primeiros filósofos gregos surgiram no período pré-socrático, entre o século VII e VI a.C., a filosofia surgiu a partir de alguns que buscavam explicar o mundo de outra forma, não a partir de mitos, como era feito na época. Os pré-socráticos acreditavam que o homem não deveria ser objeto de estudo, deveria estudar o mundo que ele habitava, eram mais voltados para a natureza, e valorizavam questões como o surgimento do mundo, e a observação de fenômenos naturais. Alguns filósofos buscavam o “arché”, que seria o que deu origem ao universo, a maioria destes filósofos pertencia a escola jônica, da cidade de Jônia na Grécia, o primeiro filósofo, Tales de Mileto, acreditava que tudo provinha da água, Heráclito via o fogo como a primeira essência, Anaxímenes o ar, depois Empedóceles faz uma síntese dessas idéias e diz que as coisas não viriam de um elemento só mais sim se quatro elementos, a água, o fogo, a terra e o ar. Outro grande pensador pré-socrático foi Pitágoras de Ramos que formou a escola itálica, na Itália, que foi muito importante para o estudo da matemática e de demais temas filosóficos, ele tinha a teoria de que tudo surgia a partir dos números, tendo criado fórmulas e teorias através da observação, que vigoram até hoje.
A Escola Eleática se desenvolveu na cidade de Eleia, ao sul da Itália. Seus principais filósofos foram Xenófanes de Cólofon, Parmênides de Eleia e Zenão de Eleiae que se opunham aos pensamentos da escola jônica, principalmente de Heráclito que acreditava que tudo deve sofrer transformação e movimento, a partir dessas idéias surgiu a dialética, método de debate, de contraposição de idéias para o surgimento de novas idéias.
Outra escola era a Atomística, que vem da palavra átomo, os filósofos dessa escola tinham a teoria de que as coisas surgiam da união de vários