PRÉ PROJETO SUSTENTABILIDADE EM EVENTOS
Tecnologia em Eventos
ALUNO
RA
Roberto Carlos Alves da Silva
1570631321011
Título: POR UM EVENTO MELHOR
1.Tema e problema de pesquisa
Sustentabilidade em eventos corporativos
Quais as medidas que deverão ser implementadas para que os eventos ocorram de forma mais sustentável?
2. Introdução e justificativa
A definição de evento segundo Ilka Tenan é “tudo aquilo que não é rotineiro e tal fato desperta a atenção. Um exemplo disso seria um eclipse, um nascimento, uma descoberta entre outros.”.
Já para ZITTA, (2013, p.23) “evento é um acontecimento onde se reúnem diversas pessoas com os mesmos objetivos e propósitos sobre uma atividade, tema ou assunto.”.
O aumento da consciência de sustentabilidade por parte do consumidor está consolidada e pode ser comprovada por meio de pesquisas a respeito de seu comportamento (Minton & Rose 1997; Schlegelmilch, Bohlen & Diamantopoulos 1996). Entretanto, no que diz respeito a eventos, existem ainda, poucas pesquisas que indicam a preocupação e satisfação do consumidor quanto às questões ambientais e sua influência nas decisões para comprar/participar/comparecer a esses eventos (Hjalager 1996). Crawford (2000) acredita que essa influência esteja sim presente, e que os organizadores têm a necessidade de garantir que seus eventos reflitam as preocupações do mercado nesse aspecto se não quiserem presenciar uma “recusa” do consumidor.
Alguns eventos, principalmente os megaeventos, têm atraído à atenção da mídia e o interesse da sociedade com relação às atitudes “ambientalmente conscientes” tomadas em sua execução porque apresentam o potencial para causar um dano no ambiente físico da comunidade e porque demandam de muitos recursos de uma área específica.
O primeiro protesto documentado a respeito da montagem de um evento público parece ter ocorrido em Denver no Colorado, quando cidadãos locais preocupados protestaram, de forma bem-sucedida contra as Olimpíadas de Inverno de 1976 (Chernushenko, 1994), e