Estudo de caso - Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ESTUDO DE CASO DO ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA MANÉ GARRINCHA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Fábio Miranda, Filipe Muniz, Leonardo Silva, Moara Lorrania, Paola Fernandes, Renata Del Carlo.
Professor TIDIR Orientador: Warlei Agnelo de Oliveira
Professores Co-orientadores: Cynthia da Silva Barbosa, Renata Alves Costa, Meiriane Cristina Faria Soares.
1. TEMA: SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
2. SUBTEMA:
Estudo de caso do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA
A reforma do estádio de Brasília custou cerca de R$ 1,7 bilhão (vide Anexo VI), valor este que pode ser considerado alto em relação à reforma dos demais na mesma época. É de conhecimento geral que materiais para uma edificação de cunho sustentável possuem um custo muito mais elevado, assim como a mão de obra, que precisa ser qualificada.
A questão é: qual a vantagem? A partir desta pergunta o estudo mostrará, através de dados documentados, se o retorno do dinheiro investido existirá e em quanto tempo, se a diferença na economia das contas de consumo supera o alto custo de obra, se o valor gasto com manutenção é superior ao de uma edificação com padrão tradicional de construção e quais os benefícios em receber o selo LEED.
O objetivo é que o estudo consiga mostrar, a longo prazo, os prós e contras deste tipo de edificação, tanto no quesito financeiro quanto qualitativo ambiental.
4. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O LEED é um sistema que classifica as edificações a partir de critérios pré definidos ligados à sustentabilidade em categorias. Contém, inicialmente, pré requisitos que são obrigatórios e não valem pontos, e um sistema de pontuação cumulativa, que dividirá as edificações em categorias, de acordo com o montante de pontos. O sistema foi criado a fim de sistematizar a construção sustentável, de modo que confirma que a edificação foi construída com o propósito de