Pré-projeto sobre adoção
Introdução
Bom, irei falar um pouco sobre Adoção no Brasil, um tema polêmico onde muitas pessoas que não puderam ter filhos encontram filhos que não possuem pais, que foram abandonados e recolhidos por orfanatos e outras instituições. Mas existem outros casos, como de pessoas que querem ajudar, cumprir seu papel social diante de uma sociedade injusta, que não oferece as mesmas oportunidades de vida para todos. Por que existem mitos e dificuldades que muitas vezes prejudicam que pessoas se interessem em criar e educar uma criança?
Justificativa
Existem alguns mitos sobre a adoção, que muitas vezes prejudicam que pessoas se interessem em criar e educar uma criança ou jovem que não tenha laços consangüíneos. Alguns deles:
- Dizer que toda criança adotada é problema é um erro. A criança aprende aquilo que vivencia e quanto mais nova for adotada, mais terá chances de se adaptar ao modelo familiar em que vive.
- Tentar esconder da criança que a mesma é adotada também é um erro, pois é melhor manter uma relação aberta e livre de qualquer tipo de preconceito.
Objetivo
Através desta pesquisa, pude perceber e analisar um grande problema que enfrentamos em todo mundo, e em especial em nosso País. Problema esse que podemos e devemos solucioná-lo, pois hoje temos vários órgãos e métodos que asseguram o direito do adotado como, por exemplo: A constituição de 1988, onde ficou determinado que “os filhos adotivos terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designação de discriminação relativa à filiação”, ou seja, filhos adotivos e consangüíneos terão os mesmos direitos. E também O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que prevê alguns deveres para os pais (adotivos ou biológicos) em seu artigo 21, quais sejam: sustento, guarda e educação dos filhos.
Adoção,é o ato jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado. Quando isto acontece, as