Doença de lupús
|
Lúpus
Introdução:
Lúpus é ocasionalmente chamado de o “camaleão” das doenças. Isso porque pode acometer virtualmente qualquer órgão ou tecido e se apresentar das mais variadas formas. Muitas doenças podem ser confundidas com Lúpus, e vice-versa. Reumatologista freqüentemente recebem em seus consultórios pacientes erroneamente diagnosticados com Lúpus, que na verdade apresentam outra ou nenhuma doença.
Afeta de 40 a 150 em cada 100.000 pessoas, 10 vezes mais mulheres que homens
Sintomas variam muito e muitos órgãos podem ser acometidos, principalmente a pele, as juntas, os rins, os pulmões e o sistema nervoso.
É uma doença auto-imune
Requer acompanhamento por reumatologista
Tratamento depende dos sintomas e de sua intensidade
O tratamento tem grande impacto sobre a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes
Um grande número de novas drogas tem surgido, ascendendo esperanças para os casos mais difíceis.
O que é lúpus?
Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou apenas Lúpus, é uma doença inflamatória que pode afetar virtualmente qualquer órgão ou tecido do corpo, mais freqüentemente a pele, as articulações, os rins, pulmões e o sistema nervoso. O paciente típico apresenta inflamação em articulações pequenas, manchas nas áreas da pele que são expostas ao sol, febre, cansaço. Mas a doença pode variar sua apresentação, tornando o diagnóstico às vezes difícil.
Quais são os sintomas de Lúpus?
Como mencionado, as apresentações podem ser muito variadas. A doença pode ser grave, mas outras vezes é leve e tem boa resposta à terapêutica. A seguir, sintomas freqüentes no lúpus:
Sintomas gerais * Fadiga * Febre * Dor muscular
Sintomas na pele * Hiper-sensibilidade a luz (vermelhidão/ inflamação da pele nas partes expostas à luz, como rosto, colo. Responsável pela famosa lesão em “asa de borboleta”, nas maçãs do rosto e em volta dos olhos) * Outros tipos de lesões cutâneas (lúpus pérnio, livedo