Lupus
Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.
Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.
O lúpus é uma doença que pode afetar quase todos os órgãos do corpo. Os sintomas pode ser leve até mesmo fatal.
Os sintomas do lúpus variar e pode ser confundida com outra doenças. Por esta razão, o lúpus é uma doença de difícil diagnóstico. Existem várias opções disponíveis para tratar o lúpus. Estes tratamentos torná-lo possível para as pessoas com lúpus pode manter uma vida ativa. O sucesso do tratamento para o lúpus depende:
• manter uma boa comunicação com o médico;
• compreender a doença;
• Os exames médicos regulares;
• manter uma atitude positiva por gestão do stress e relaxamento. Embora os sintomas de lúpus e possíveis efeitos colaterais do tratamento, as pessoas com lúpus pode manter uma elevada qualidade de vida. Uma maneira de controlar o lúpus é conhecer a doença e seus sintomas. O aprender a reconhecer os sinais que avisam que o lúpus vai incendiar-se, pode ajudar o paciente a tomar medidas para reduzir a intensidade da sintomas.
2. SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram