Pré-projeto educação fisica
É natural o homem movimentar-se. A ação corporal faz parte de seu cotidiano, na realização de atividades corriqueiras da vida principalmente em comunidades ribeirinhas como é o caso dos alunos pesquisados. No tempo e no espaço, variam as formas de o homem realizar atividade e exercício físicos, mudaram também os fins que buscavam por meio deles. Atualmente, no tocante exercício físico, deve estar sempre presente em sua pratica o conceito de wellness, termo que significa sentir-se bem, estar bem, satisfeito e motivado, com boa saúde, o que implica a manutenção da atividade física por um longo período.
De acordo com as observações realizadas nas aulas de Educação Física, percebemos certa resistência às atividades físicas escolares em relação à alguns alunos, onde dentro das observações, percebemos que a Igreja evangélica local, desmotiva seus irmãos estudantes de participarem das aulas de Educação Física escolar, pois segundo a instituição, as aulas de educação física cultuam o corpo, e o esporte incentiva a disputa entre seus participantes, algo que vai de encontro aos princípios da Igreja. A partir desses problemas observados nos despertou grande interesse em realizar um trabalho de pesquisa na Escola Luiz de Souza Lacerda, Comunidade de Jurupary Município de Afuá-Pa, já que as atividades físicas são sinônimo de bem estar e saúde, então sua ausência na vida do ser humano implica em poucos movimentos, onde possivelmente tornará sedentário alguns alunos dentre os pesquisados, com pouca disposição no seu cotidiano e vulnerável há vários tipos de doenças decorrentes do sedentarismo como: coração, obesidade, enfraquecimento dos ossos entre outras.
JUSTIFICATIVA
Após a problematização entorno da intervenção religiosa no sentido da não pratica das atividades físicas nas aulas de Educação Física, entre alguns alunos de 5ª à 8ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz de Souza Lacerda, provocou nossa