Pré Homo ( cimento )
O objetivo da homogeneização e estocagem de materiais crús em uma planta de cimento é o de assegurar uma operação contínua dos principais equipamentos de processo e as melhores condições operacionais dos fornos e moinhos bem como a melhor qualidade possível do cimento com base nos materiais crús disponíveis.
Um cimento de boa qualidade requer um clínquer com alto conteúdo de C3S e baixo teor de cal livre. Isto pode ser alcançado somente com uma farinha com um fator de saturação alto e constante bem como um módulo de sílica também constante, ou seja:
FSC 1,0 (ou CaCO3 0,2) Ms 0,1
onde é o desvio padrão definido como:
(xi - x)² = --------------- n – 1
O desvio padrão é determinado pelas análises químicas (x) de um número n de amostras da alimentação do forno.
A falta ou deficiência de homogeneidade da alimentação do forno pode levar a vários problemas tais como a formação de anéis e colagens indesejáveis no sistema do forno, vida reduzida no revestimento refratário do forno, diminuição na moabilidade do clínquer devido à variações nas composições minerais e granulométricas, etc. Consequentemente, o resultado geral será uma produção média menor com custo médio maior.
Consequentemente, é necessário uma alto grau de homgeneidade da farinha, tanto química como fisicamente, para que se opere a planta com o menor consumo possível de energia em um forno com alto fator de marcha.
Para se assegurar uma operação contínua do forno e dos moinhos deve se assegurar estoques disponíveis dos materiais nos vários estágios do processo para permitir paradas para manutenção dos moinhos e