Atividade sobre cimentos
• Calcário : ≈ 90 % da mistura Componente básico do cimento fornecendo o Óxido de Cálcio. • Argila : ≈ 10 % da mistura Componente usada para fornecer Silicatos de Alumínio e Ferro. • Areia : Usada para corrigir o teor de sílica SiO2 da argila. • Minério de ferro : Usado para corrigir o teor de óxido de ferro Fe2O3 da argila.
EXPLIQUE COMO E PRODUZIDO O CLINQUER; Na produção de clínquer as matérias-primas que vão formá-lo entram no processo a temperatura inicial de 60°C ou ambiente, e alcançam no final, temperaturas de aproximadamente 1450°C. Devido à temperatura elevada, os combustíveis são criteriosamente selecionados, sendo os mais comuns o coque de petróleo, o carvão mineral e a moinha vegetal. Determinados resíduos com poder calorífico superior a 2800 kJ/kg são empregados ao processo no intuito de reduzir o consumo de combustíveis de fontes não renováveis e também para a diminuição do custo de produção. A técnica que permite a introdução de resíduos como substitutos parciais de matérias-primas ou combustíveis é conhecida como co- processamento.
O QUE E CIMENTO DE ALTO-FORNO
Aglomerante hidráulico obtido pela mistura homo-gênea de clínquer Portland e escória granulada de alto-forno, moídos em conjunto ou em separado.
Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimentodo cimento Portland de alto-forno (CP III), de classes 25,32 e 40.
Subproduto do tratamento de minério de ferro em alto-forno, obtido sob forma granulada por resfriamento brus-co, constituído em sua maior parte de silicatos e aluminos-silicatos de cálcio. Sua composição química deve obede-cer à relação:Componentes (% em massa)SiglaClasse deClínquer + sul-Escória granula-Materialresistênciafatos de cálcioda de alto-fornocarbonático25CP III3265-2535-700-540
A-1 Classes de resistência
A-1.1
Os cimentos Portland de alto-forno (CP III) são de-finidos, para efeito da verificação de conformidade, nastrês