Práticas
Aluno:
Paula Moreno Castro da Silva RA 1411427
POLO
Itajobi-SP
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2o
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
Através de um texto literário, é permitido ao ser humano conhecer novos conceitos apresentados muitas vezes em realidades opostas ou mesmo pelo irreal, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do leitor. Ao ler um texto literário, amadurecemos como pessoas, como cidadãos e aumentamos as possibilidades de interagir socialmente.
A esse respeito é possível tirar grande proveito do conceito de literatura construído pelo crítico e sociólogo Antônio Candido:
“A arte, e portanto a literatura, é uma transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem , que propõe um tipo arbitrário de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos. Nela se combinam um elemento de vinculação à realidade natural ou social, e um elemento de manipulação técnica, indispensável à sua configuração, e implicando em uma atitude de gratuidade..” (CANDIDO, 1972:53).
Aqui, Candido nos fala da presença de um elemento de manipulação técnica, que podemos defini-la como linguagem literária. Esta permite a criação de novos universos, inspirados na realidade da qual o escritor vive, ou mesmo no ilusório fruto de sua imaginação, e este portanto a compartilha através de seus textos.
Com base nessas considerações, fica evidente a contribuição ativa de um texto literário para o desenvolvimento humano. É sabido, e até mesmo vivenciado em muitas escolas a realidade enfrentada pelos alunos. A desigualdade social,