Atos letramento e educacao
Curso de Pedagogia
Atividades Práticas Supervisionadas
Letramento e Educação.
Kátia Soares - 6970479035 Sherryda Santiago – 7147520784
Débora Lucca-6790443324 Série: 4° Semestre
Professora: Ana Maria Beraldi (Tutora presencial)
Ribeirão Preto
2014
Decodificar,Ler,Escrever,autonomamente, Aprendizagem e Conhecimento.
Antestreia a escola compartilhava de visão focada na alfabetização, ou seja, ensinar a criança a reconhecer símbolos e ler através deles, porém é responsabilidade da escola a alfabetação da criança, mas também o letramento, essa vai decodificar e transcrever,sua origem ou seja a língua que deu origem a nossa, como por exemplo o latim antigo.
Para Faraco a criança pode manter a sua pronuncia e aprender também a grafia padrão. O processo de ensino da língua portuguesa deve acontecer com integração.
Algumas vezes a relação sonoro não tem a ver com a representação gráfica na escrita, pois uma representação gráfica pode ter mais de um tipo de som e o mesmo acontece com o som.
Faraco ao falar de alfabetização concorda e teoriza em cima das ideias de Vygotsky, mostrando que o professor deve criar formas significativas para que a criança buscando suas experiências no meio social possa aprender, a alfabetização deve usar a eternização da criança e levála a interação ou seja usar o seu conhecimento de mundo e ajuda-la no processo de aprendizagem, pois quando a criança não atinge o desejado no processo de aprendizagem especifico, pode ser necessário ajuda-la usando a eternização, e diante do seu conhecimento ela compreenderá o que se ensina
Alfabetização e letramento são dois processos que se inter-relacionam, completam-se, sendo que alfabetização inicia-se antes da entrada da criança na escola, e se formaliza no ensino fundamental com a aquisição do código escrito.
Decodificar: interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação