Práticas Sustentáveis
EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS
2013
DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS
PRÁTICA 1 Construção de Barragens para reter a água das chuvas mantêm a sustentabilidade da irrigação do município de Cristalina - GO. Pequenas represas foram erguidas a beira dos rios (são aproximadamente 250 rios na região) e feita com saída de fundo (passagem que permite ao curso da água continuar correndo e abastecendo a vizinhança). O que sobra na barragem é apenas o excesso da chuva, que antes corria em direção ao mar. O mesmo rio que anteriormente havia secado com três ou quatro pivôs (sistema de irrigação) chega a ter atualmente 30 pivôs e com abundância hídrica.
Fonte: Revista Globo Rural – 1/10/2011 pág: 36 a 59
A prática é promovida pelo município de Cristalina – Goiás atingindo aproximadamente 32 mil hectares.
A prática acontece desde 2007 e permanece até os dias atuais.
O público-alvo beneficiado são os agricultores da região.
Os mediadores da atividade são Alécio Maróstica (superintendente de irrigação de Goias),
Os resultados alcançados foi o uso racional da água e a multiplicação em até três vezes a área irrigada na última década. Atualmente, existem em torno de 600 pivôs centrais em Cristalina, o que torna o município o maior parque de irrigação com esses equipamentos na América Latina. São 34 culturas em campo e o município é o maior produtor de batata, alho, cebola, trigo irrigado, milho doce e tomate no Brasil.
PRÁTICA 2
Instalação de uma estação meteorológica criada pela Universidade Federal de Santa Maria em propriedade rural ajuda a determinar a quantidade de água que a planta necessita. Assim, quando se inicia o plantio, o agricultor entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos