praticas sustentáveis no urbanismo
FUTURO: URBANISMO ECOLÓGICO
* falar sobre sustentabilidade hoje, significa falar sobre um futuro não planejado, mas sim gerenciado. *Projetar dentro do hoje é uma tarefa delicada, um jogo entre os perigos do futuro e a promessa de salvação.
“O desenho urbano integra o futuro como uma projeção científica do presente. Se essas projeções são arquitetonicamente vagas, elas são compensadas pelas projeções econômicas resistentes, em torno das quais o projeto urbanístico verdadeiramente está pendendo, sustentar um futuro não somente por razões ecológicas, mas também por razões econômicas”
* O urbanismo sustentável, hoje, está mais baseado em questões econômicas do que na simples preocupação em ser realmente sustentável. Na verdade, para dar a tais projetos uma força, a retórica da sustentabilidade mobiliza um novo senso de moralidade em relação a catástrofe ecológica. Desta forma, o discurso sobre sustentabilidade possui um dever de apelo humanitário inevitável e ainda implícito, pois esses ideais alimentam uma economia de boas intenções.
Falar sobre o design de tais projetos sustentáveis é em si uma tarefa complicada, uma vez que um projeto verdadeiramente "ecológico", ao invés de resultar de um formalismo arquitetônico, deve emergir dos vários sistemas da natureza que o pré-configuram e é tarefa do arquiteto identificar os sistemas espaciais da natureza. As várias organizações da natureza que são constatadas no local oferecem uma disciplina básica estrutural sob as quais a população urbana deve submeter-se humildemente.
Exemplo: os chamados "corredores verdes" são planejados e infiltram-se suavemente na cidade, "re-conectando" as passagens naturais que a cidade tinha de algum modo bloqueado. O modo como a ocupação humana se distribui na paisagem influencia o funcionamento dos ecossistemas naturais e, conseqüentemente, a qualidade de vida das populações. Um dos importantes aspectos para a