Organização com práticas sustentáveis
Este texto tem como objetivo apresentar as atividades do CEDIR - Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática, destacar o seu caráter sustentável. E seus benefícios ecológicos como também sociais.
CEDIR A cada dia que se passa aumenta o numero de inovações tecnológicas. Crescendo a cada dia o numero de troca dos aparelhos por outros com novas tecnologias. Essas trocas de aparelhos gera o descarte dos velhos aparelhos, que nem sempre vão para o lugar certo. E muitas vezes eles vão ter seu desgaste na natureza. A CEDIR- Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática, esta localizada na cidade universitária (Butantã- São Paulo), e iniciou o seu trabalho com a coleta de lixo eletrônico do próprio Centro de Computação Eletrônica. Posteriormente passou a atender toda comunidade da USP, a comunidade externa e empresas. O trabalho da CEDIR possui três etapas, sendo a primeira a coleta e triagem. A principio se tem a recepção das peças e equipamentos de informática, onde se avalia a possibilidade de reaproveitamento. Quando há reaproveitamento das peças e equipamentos, as maquinas montadas são encaminhadas para projetos sócias em forma de empréstimo. A forma de empréstimo foi adotada para garantir o destino sustentável ao termino da vida útil.
A segunda etapa começa quando não há reaproveitamento dos equipamentos. Então os equipamentos são pesados, desmontados e separados conforme sua categoria de material (plástico, metais, placas eletrônicas, cabos, etc.). A ultima etapa é o armazenamento dos materiais categorizado até o recolhimento por empresas de reciclagem, devidamente credenciada pela USP e especializada em cada material, como plástico, metais e vidro.
CONCLUSÃO
O trabalho desenvolvido pelo CEDIR se mostra sustentável e abrange as três dimensões da sustentabilidade. O lixo eletrônico possui substâncias prejudiciais ao meio ambiente e necessitas de cuidados especiais. Ao prestar o serviço de coleta deste lixo para