Práticas sustentáveis
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA
ATIVIDADE AGROINDUSTRIAL
Viralcool Açúcar e Álcool
A história da empresa Viralcool remonta o final do século XIX, iniciando como um pequeno engenho para produção de aguardente no interior de São Paulo.
Após 3 gerações a Viralcool Açúcar e Álcool possui 3 unidades.
Na safra 2010-2011, a indústria moeu 2,5 milhões de toneladas de cana para produção de 95 milhões de litros de álcool, 2 mil toneladas de levedura, 3,5 milhões de sacas de açúcar para exportação e geração de
10GW ao ano.
A empresa também aderiu ao plano de queima controlada e a mecanização da colheita, denominado protocolo Agroambiental.
A Usina Viralcool eliminou em 100% a queima de cana em lavouras próprias e de parceiros.
Outros assuntos são abordados no protocolo, como a conservação do solo e dos recursos hídricos, a proteção de matas ciliares, a recuperação de nascentes, a redução de emissões atmosféricas e os cuidados na utilização de defensivos agrícolas.
A empresa criou um sistema próprio para reutilização da água para uso interno, contribuindo para a conservação das fontes e reduzindo o desperdício de água potável.
O reaproveitamento total de sobras da produção de açúcar e etanol é o maior ganho da empresa, proporcionando economia e lucro para a empresa.
A torta do filtro, proveniente da filtragem do caldo da cana e a cinza das caldeiras produzidas durante a queima do bagaço, são usadas na lavoura da cana como fertilizante orgânico, rico em nutrientes.
E o próprio bagaço é queimado, além para gerar energia que abastece toda a usina e também pode ser co-gerada para concessionárias.
Além das medidas de sustentabilidade no processo industrial a empresa executa os seguintes projetos ambientais. Reflorestamento: Plantio de mais de 100 mil mudas em 59,21 hectares de área.
Viveiro de Mudas: Produção anual de 20 e 30 mil mudas de espécies nativas e frutíferas da região.
A Viralcool efetua pagamento para o Termo de Compromisso e Compensação