Práticas pedagógicas
Karen Patricia Pitanga da Silva
MACEIÓ
2012
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ATUALIDADE
A nossa sociedade passou por diversas modificações no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aperfeiçoamento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido especialmente nas ações dos alunos no contexto escolar, o que tem se tornado um ponto de insegurança entre os professores. A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem em frações de segundos, gerando certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino, colocando a sala de aula como um ambiente de pouca importância para a consolidação do conhecimento, enfatizando a vivência social o requisito primordial para a busca de aprendizado.
Desenvolver meios que possibilitem a participação do aluno durante as atividades propostas em sala de aula não é algo muito simples, pois exige de cada educador comprometimento com a função que desempenha e os resultados que deseja alcançar. Assim o profissional deve não apenas preocupar-se com os conteúdos a ser abordados, mas também com a aprendizagem do aluno acerca de determinado assunto.
Atualmente observa-se que os professores matem uma grande preocupação com os conteúdos, os quais julgam necessário à aprendizagem do aluno. No entanto, o excesso de conteúdos torna as aulas cansativas, sem espaço para discussão das problemáticas trabalhadas. Observa-se também que há uma necessidade de desenvolver atividades de forma dinâmica na sala, como na utilização de seminários, atividades em grupos, de modo que as aulas não se restrinja apenas à resolução de questionários e leituras em sala de aula. Ainda há os professores que precisam utilizar meios que tornem as aulas