Práticas Educativas em Saúde Restaurante Comunitário
Brasília, Maio de 2013
Alimentação Coletiva – Restaurantes Comunitários
Trabalho referente à disciplina de Práticas Educativas em Saúde do 1º período do Curso de Nutrição da Universidade Paulista. Orientado pela professora Ana Lilian Bispo.
Brasília, Maio de 2013
Introdução
Desenvolvemos este trabalho com base na disciplina de Práticas Educativas em Saúde, cujo tema a ser tratado é a Alimentação Coletiva com ênfase nos restaurantes comunitários.
Os restaurantes comunitários são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, responsáveis pelo preparo e venda a preços acessíveis de refeições saudáveis, variadas e saborosas. Fato que não vem sendo executado com o rigor e a qualidade necessária. Esse déficit de qualidade gerou o realizar de uma prática educativa, visto que não só trabalhadores de baixa renda e os funcionários usufruem de seus serviços, mas uma parte da população que confia estar ingerindo alimentos saudáveis.
O comportamento alimentar da população é influenciado tanto por escolhas pessoais, como por aspectos culturais e comportamentais, mas também está fortemente interligado a fenômenos sociais, entre eles a pobreza e a exclusão social, além da qualidade do acesso a informações referentes aos restaurantes. E estar alimentado é nutrido é um direito universal.
Indicar ações para promover a independência e auto sustentabilidade em relação à alimentação adequada junto às famílias populares no DF, promovendo ações educativas devem ser intensificadas para que os cidadãos tenham condições e autonomia para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, reduzindo gradativamente a Insegurança Alimentar e Nutricional entre a população.
Desenvolvimento
Nos restaurantes comunitários encontram-se um extenso público-alvo: os nutricionistas, servidores do GDF (funcionários em geral) e a população, em