Práticas do Inspetor no Contexto Escolar atividades
Atividades Avaliativas.
1- Quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País ou independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação sistemática realizada pela escola, que posicionará o aluno de acordo com o grau de desenvolvimento e conhecimentos do aluno adquirido na trajetória escolar.
A aluna deverá passar por uma classificação, observando o seu posicionamento em qual ano escolar, período ou ciclo, módulo ou etapa, compatível com sua idade, experiência e nível de desempenho, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos pela escola, dispostos no regimento escolar.
Os documentos que regulamentam a classificação deverão ser arquivados na pasta do aluno.
2- Será feito uma reclassificação com este aluno mediante manifestação dos pais ou de comissão formada de docentes e especialistas, sob a coordenação do Diretor e com anuência do Inspetor Escolar. Este aluno também será avaliado por uma equipe de multiprofissionais que comprovem suas altas habilidades.
Os documentos que regulamentam a reclassificação deverão ser arquivados na pasta do aluno.
3- Serão observados os dispositivos que constam na Resolução n° 138/99/CEE/RO, Art. 21, inciso XV e Resolução nº149/05/CEE/RO, de 13/12/05.
Será realizada a adaptação de estudos, com aproveitamento e complementação de estudos, toda vez que o novo currículo a ser desenvolvido pelo aluno, no estabelecimento de ensino recipiendária, seja diferente do cursado no estabelecimento de origem.
Quando a transferência ocorrer durante o período letivo, haverá, sempre que necessário, adaptações de conteúdos programáticos e de carga horária de componente(s) não concluído(s) no estabelecimento de origem, a fim de atender as exigências do novo currículo e para possibilitar ao aluno o melhor acompanhamento da sequência dos estudos. 4- Caso a escola esteja autorizada deverá proceder ao fechamento da lacuna. Se não estiver autorizada, encaminhará o