A inspeção escolar e a educação brasileira
RIO DE JANEIRO
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE INSPEÇÃO ESCOLAR
A INSPEÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CLAUDIA CRUZ
UBERABA/MG
2008
INTRODUÇÃO
Quanto à educação como função pública existe um conhecimento disseminado sobre o assunto, pois de algum modo, á educação cabe fornecer os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele. Temos ciência de que a idéia de nação que congrega os mesmos valores e partilha sentimentos comuns de pertencimento, contudo, estaria ameaçada pela existência, em algumas regiões do Brasil, de comunidades organizadas com base em aspectos sociais de cunho étnico alienígenas, antinacionais e isentos de patriotismo.
Uma resposta puramente quantitativa à necessidade insaciável a educação, existe nessa visão prospectiva onde uma bagagem escolar cada vez mais pesada já não é possível nem mesmo adequada. Não basta, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. Estar à altura de aproveitar e explorar são necessários, aproveitando do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo de mudanças.
A educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, que, ao longo de toda vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. É claro que constituem apenas uma estas quatro vias do saber, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contato, de relacionamento e