Práticas corporais não convencionais e alternativas
Ciclo 2
1) Cite cinco precursores das PCAs e resuma o trabalho de um deles?
R: Èmile Jaques-Dalcroze, Wilhem Reich, Gerda Alexander, Elsa Gindler, François Delsarte: Segundo Caminada (2011), François Delsarte, nascido na França (1811-1871), tentou a carreira de cantor, sofreu problemas com a voz e decidiu estudar a relação entre o gesto, às emoções e a natureza em toda a sua exuberância. Ao visitar hospitais, asilos, necrotérios, prisões, seus olhos não procuravam a perfeição, mas a humanidade com todas as suas irracionalidades, defeitos e possibilidades. Delsarte fundamenta-se, basicamente, na transdisciplinar idade entre o movimento, a voz, a expressão, o sentido, a respiração e a emoção, criando exercícios que suscitassem essas faculdades e despertassem a criatividade do aluno.
2 ) Apresente cinco características comuns encontradas nos métodos dos precursores Das PCAs?
R: As características são recursos educativos, ré educativa, expressiva, preventiva e terapêutica.
3 ) Localize e apresente, nas obras dos inovadores, um assunto que demostre a autenticidade de sua obra?
R: Gaiarsa propõe um processo de educação corporal intitulado biomecânica existencial. Ele defende, em todas as suas obras, falas e no bojo das citações dos seus “acompanhantes”, o existencial em movimento e o movimento existencial. Outra lição do mestre Gaiarsa, que pode ser muito bem aproveitada pelos profissionais da Educação Física, repousa na defesa que ele faz da motricidade como fundante dos fenômenos psicológicos, contrariamente a muitas pessoas que não acreditam que a ação muscular consciente e intencional possa modificar a personalidade ou confundir-se com ela.
4 ) Relate cinco princípios das PCAs e explique como desenvolver um deles na escola?
R: Amizade, Autonomia, Cidadania, Comunicação e Saúde. Cidadania: significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu