prática quimica
Objetivo: Utilizar técnicas de manipulação das vidrarias de laboratório e de pesagem de reagentes, como visto nas aulas anteriores.
Materiais e equipamentos
Argola
Balão volumétrico 100 mL
Béquer 50 mL
Bureta de 25,0 mL
Funil técnico
Pipeta graduada 10 mL
Pipeta volumétrica 25 mL
Pisseta
Provetas - 25 e 100 mL
Suporte Universal
Procedimento
A) Preparação de 100 mL de uma solução de sulfato de cobre II
1. Transferir 1,000g de Sulfato de Cobre II (pesado na aula anterior), para um béquer de 50 ou 100 mL tomando o cuidado de não deixar resíduo do sal no papel; para isso, lavar o papel com jatos de água destilada na direção do béquer.
2. Agitar o material contido no béquer para que haja dissolução total do sal.
3. Transferir quantitativamente o conteúdo do béquer para um balão de 100 mL. Para isto, utilize um funil de transferência apoiado sobre uma argola fixada a um suporte universal.
4. Lavar a bagueta, o béquer (3 vezes) e, em seguida o funil, com água destilada contida na pisseta.
5. Acrescentar água destilada, aos poucos procurando homogeneizar a solução através de movimentos circulares com a base do balão.
6. Completar o volume do balão, com água destilada, até o traço de aferição.
7. Fechar o balão e homogeneizar a solução. Para isso, fixar a tampa entre dois dedos (indicador e médio) da mão esquerda, inverter o balão (virar de cabeça para baixo) e, segurando o fundo do balão com a mão direita, fazer movimentos de vai-e-vem. Voltar o balão à posição correta. Repetir 30 vezes esta operação.
B) Transferência de volumes
1. Transferir, com auxilio de um funil de transferência, apoiado sobre uma argola, todo o volume do balão para uma proveta de 100,0mL e comparar o nível do líquido com o traço de aferição da proveta. ANOTAR o volume medido na proveta.
2. Pipetar 25 mL da solução contida na proveta usando uma pipeta volumétrica conectada a uma