Plano d enegócios
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ANA LUIZA BRENKE DINIZ VIEIRA
ELISA ROCHA VIEIRA
EUGLER ASSIS FERNANDES
HERIQUE NUNES DE ARAÚJO
ISABELLA EVANGELISTA LIMA
MARIANA GONÇALVES CALDEIRA
MARIANA SOARES AMORIM
PATRÍCIA SILVA RIBEIRO
VINÍCIUS AURÉLIO DE CASTRO SANCHES
YASMINE CAMILA ROCHA
PESQUISA MERCADOLÓGICA:
SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BELO HORIZONTE
Belo Horizonte
Dezembro de 2013
2
RESUMO
A discussão em torno do transporte público assume progressivamente notável relevância no atual contexto brasileiro, principalmente em grandes capitais, como é o caso de Belo
Horizonte. O crescimento elevado das cidades e da população tem criado enormes gargalos na mobilidade urbana das grandes capitais, dificultando ao trabalhador acesso a direitos básicos como trabalho, saúde e educação. Nas grandes cidades, o trabalhador gasta uma parcela significativa de seu dia para se locomover, impactando diretamente na sua qualidade de vida.
Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se fatores como a tangibilidade, confiabilidade, empatia, atendimento, segurança, emoções negativas e valor percebido impactam na satisfação dos usuários frente ao transporte público em Belo Horizonte e região metropolitana. Para tal verificação, foram coletados dados de natureza quantitativa com aplicação de 174 questionários com usuários do transporte público. Os dados coletados foram então compilados e analisados utilizando-se o software SPSS. Dessa forma, verificando os elementos de satisfação dos usuários de transporte público, através da pesquisa de marketing, é possível ter elementos que auxiliem decisões relacionadas a políticas públicas que possam melhorar as condições de transporte coletivo na cidade, melhorando a qualidade de vida da população. Palavras-Chave: Transporte Público; Satisfação; Pesquisa.
3
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO