PRÁTICA PEDAGÓGICA: MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA: MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
A MULTICULTURALIDADE NAS ESCOLAS
AIRTON RUSCHEL JÚNIOR
PORTO ALEGRE, NOVEMBRO DE 2013
Proposto pela professora como trabalho de final de semestre, deveríamos visitar uma escola particular, estadual ou municipal de ensino fundamental e médio. Nesta visita foi feita uma entrevista com a responsável pedagógica sobre como a escola lida com a multiculturalidade e diversidades existentes no ambiente escolar. A escola escolhida por mim foi a Odila Gay da Fonseca, situada na Zona Sul de Porto Alegre. Apesar de muito tradicional, sofre com a falta de investimentos como toda a escola estadual. A minha entrevista não foi com uma pedagoga, pois a escola não tem este profissional. Conversei com a orientadora educacional que atende por Valéria. Confesso que a entrevista foi mais rápida do que imaginava, mas muito elucidadora e preocupante.
Fui direto ao assunto, perguntando para a orientadora educacional como a escola lidava com as questões de multiculturalidade e diversidade no ambiente escolar. Se havia a existência de algum plano de ensino e/ou algum professor qualificado para lidar com o tema proposto. Se a escola está preparada para lidar com dificuldades psicológicas e físicas dos alunos. Questionei também se no currículo da escola, alguma matéria abordava essas diferenças. Formatei as respostas em forma de redação.
A Escola Estadual Odila Gay da Fonseca não possui NENHUM programa, plano ou currículo que trata a multiculturalidade e a diversidade. Constrangida, mas conformada, a orientadora educacional lamenta a falta de estrutura e qualificação profissional para lidar com situações do cotidiano.
Quando perguntado se havia algum caso especial na escola, a orientadora relata a