prática EE
Na instituição os educandos são assistidos por psicólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogas. Também há dentista, médico, neurologista e psiquiatra.
Os alunos possuem aulas de educação física, informática, artes e algumas oficinas (papel reciclado, tapeçaria, artesanato, jogos pedagógicos, mosaico, peças industrializadas). Na minha turma os alunos eram beneficiados com educação física,artes e oficina de jogos.
A área do meu curso que norteou a minha prática pedagógica foi Educação especial, Didática e a formação do professor, Psicologia da educação, Comunicação e Linguagem. Precisei dessas disciplinas por que a diversidade em sala de aula era muito grande, um aluno era bem diferente do outro, tanto na prática pedagógica como na comunicação,pois poucos entendiam o que eu falava e nenhum tinha um diálogo coerente,somente ecolalia. No planejamento das aulas o tema era o mesmo para todos os alunos, mas a realização e os instrumentos para alcançar os objetivos eram diversificados. É comum na Educação Especial, em virtude da especificidade dos educandos, verificar que o uso de estratégias e recursos pedagógicos se sobrepõe a preocupação de um ensino que assegure os objetivos e os conteúdos educacionais propostos no plano de ensino. Nesse contexto, os recursos, equipamentos e estratégias são de maior relevância no processo de aprendizado, pois a partir deles é que depende o sucesso do planejamento. Nem sempre os objetivos foram alcançados, algumas vezes eram alcançados parcialmente.
Na Educação Especial a adoção de recursos pedagógicos deve ser entendida como um auxílio utilizado pelo professor para promover a sua